quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Atividade 6 Sugestões de aula

FORMANDO PALAVRAS

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Escrever palavras.
Aprender a relação entre fonemas e grafemas em sílabas simples e complexas.
Evoluir na apropriação do sistema de escrita alfabético e ortográfico.
Desenvolver a consciência fonológica e fonêmica.

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos das letras do alfabeto.
Compreensão de que usamos letras para representar o som das palavras.

Estratégias e recursos da aula
Material
  • Kit de caixinhas de fósforos
    Um conjunto de caixinhas de fósforo com imagens de animais. Exemplo: uma caixinha com a imagem de um gato colada na parte externa deverá conter em seu interior as quatro letras para formar a palavra G A T O. (Ver imagens abaixo das atividade 2).
  • Folhas com as imagens para o registro do autoditado das palavras. As folhas devem ser organizadas por graus de dificuldade em relação à constituição das sílabas – quantidade e seqüência das letras e quanto ao domínio de regularidades e irregularidades ortográficas. Ex.: uma folha com as palavras GATO, TUCANO, SAPO e outra com as palavras PASSARINHO, URUBU, CROCODILO, etc.

Dica: para montar um conjunto de caixinhas, pesquisar e obter as imagens desejadas, você poderá acessar o site:
http://office.microsoft.com/en-us/clipart/default.aspx

Para maiores informações sobre a aquisição da escrita, após acessar o site abaixo, clique em Revista Nova Escola/ Tudo sobre Educação e faça a busca por Telma Weisz.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?palavra=nova+escola&outrosPaises=false&categoria=14&uf=&x=16&y=7


Atividade 1

Esta atividade tem como objetivo favorecer a aquisição e consolidação da base alfabética por crianças que já compreenderam que usamos letras para representar o som das palavras e pode ser explorada com crianças de diferentes hipóteses em relação ao sistema de escrita alfabética.

Segue abaixo a listagem com palavras de um grupo semântico (animais) para você montar as caixinhas de fósforo.

  • Palavras com estrutura simples formadas por silabas canônicas (CV consoante vogal).
    RATO – GATO – GALO – PATO - MACACO – CAVALO –TUCANO – SAPO –JACARÉ – VACA – CAMELO – GIRAFA – LOBO – GORILA -
  • Palavras formadas por sílabas não canônicas (CCV consoante consoante vogal, CVC consoante vogal consoante, CCVC consoante consoante vogal consoante, V vogal).
    BALEIA – BORBOLETA - CARANGUEJO – TOURO – MORCEGO – BALEIA –CACHORRO –MINHOCA –TUBARÃO – PASSARINHO – AVESTRUZ – COBRA –ELEFANTE – RINOCERONTE – PEIXE – FORMIGA – AVESTRUZ – BURRO – EMA – CROCODILO – URUBU – ONÇA – LEÃO – URSO -

Em roda, o professor deverá fazer a leitura das imagens juntamente com a turma para que os alunos reconheçam adequamente a imagem do animal e pronunciem a palavra que será formada. Deverá também dar as orientações de como realizar a atividade: todas as letras que estão dentro da caixinha devem ser usadas e, após montar a palavra, a criança deverá fazer a leitura oral para o professor. Isso provocará a reflexão, por parte da criança, sobre a correspondência entre os sons que pronuncia e as letras. O aluno poderá trabalhar com autonomia e à medida que formar as palavras, poderá passar para outra caixinha, mas deverá deixar a palavra formada sobre a mesa para posterior leitura para o professor. Esta atividade poderá ser repetida outras vezes para que o professor faça a observação de todas as crianças.

É importante estar atento aos diferentes níveis em relação às hipóteses das crianças e oferecer atividades com diferentes graus de dificuldade. Se para um grupo de alunos o desafio é escrever alfabeticamente palavras com sílabas canônicas, para outro, poderá ser palavras com sílabas não canônicas e até mesmo o trabalho com as regularidades e irregularidades ortográficas. Atento a isso, o professor poderá distribuir as caixinhas em alguns momentos e em outros deixar livre para as crianças fazerem suas próprias escolhas.

Depois da orientação inicial e garantida a compreensão por parte dos alunos, eles poderão trabalhar individualmente. Após formar a palavra GATO, por exemplo, o aluno a deverá ler para a professora. Pode acontecer de as crianças deixarem de usar alguma letra ou colocar as letras de maneira que não seja possível ler a palavra. A intervenção do professor deverá ser feita individualmente, para que o aluno avance em suas hipóteses, com perguntas do tipo: que letras você usou aqui? Para formar o GA de gato que letras você usou? Quantas letras tem essa palavra? Nesse momento, pode ser necessário pronunciar devagar os sons correspondentes a cada letra para que a criança comece a perceber as unidades menores que a sílaba (os fonemas). Ou ainda, caso alguma criança tenha invertido a ordem das letras, o professor poderá questionar o aluno e levá-lo a perceber os sons iniciais e/ou finais, considerando a sílaba e também discriminar os sons no interior da silaba, favorecendo o desenvolvimento da consciência fonêmica.

Atividade 2

Distribuir uma folha com um conjunto de imagens iguais a da caixinha para que os alunos façam o registro por escrito com os nomes de alguns animais (4 ou 5 imagens). Após a escrita individual, o professor poderá refletir sobre algumas palavras, registrando algumas escritas das crianças no quadro e fazendo a correção coletiva. Esta é uma boa oportunidade para ampliar a consciência fonológica e fonêmica de todos os alunos, discriminando cada um dos sons da palavra e destacando a letra que deve ser usada para fazer a escrita, favorecendo a análise da correspondência entre os sons e as letras.

Avaliação

Este tipo de atividade demanda uma atenção individualizada do professor e, certamente, ele não terá condições de observar, num mesmo dia, todas as crianças. É preciso, então, que as intervenções e observações sobre os avanços em relação às hipóteses da escrita, compreensão da constituição da sílaba e leitura da palavra e sobre as relações de correspondência entre fonemas e grafemas sejam anotadas num caderno de registros para que se possa monitorar o processo de desenvolvimento relativo aquisição do sistema de escrita de todos os alunos.



Amei esta sugestão porque é uma maneira diferente de trabalharmos com os educandos a formação de palavras!!!

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